Talento Mulher – 1ª Entrevistada: Sabrina Barrios

16 03 2009

Semana passada, recebi um comentário despretencioso de uma moça com o nick de descalça em uma das fotos do meu flickr . Como boa curiosa, fui visitar a página dela para agradecer o comentário e, para a minha surpresa, acabei encontrando uma série de ilustrações e colagens de encher os olhos. Fiquei tão encantada com todos os trabalhos que resolvi escrever um post sobre eles.


Guriazinha: arte de Sabrina Barrios

O problema é que eu não queria escrever um texto qualquer. Não queria pegar algumas imagens, colocar aqui no blog e falar para vocês visitarem a página dela. Mesmo porque, eu também queria saber mais.

Foi então que resolvi juntar a minha curiosidade e o fato de estarmos no mês da mulher para fazer uma série de entrevistas com mulheres criativas e inteligentes cujos trabalhos podem servir de inspiração para todos nós.

Por isso, sem mais delongas, apresento a vocês a primeira entrevistada do mês: Sabrina Barrios, mais conhecida como Descalça no mundo virtual.

Sabrina é de Santa Maria – uma cidade de 270 mil habitantes no Rio Grande do Sul – tem 27 anos e trabalha como designer gráfica para a Revista Época Negócios. Em 2004, ela se formou em Desenho Industrial – Programação Visual (hoje mais conhecido como Design Gráfico), na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e, desde então, mora em São Paulo. No início de 2006, ela passou no curso abril de jornalismo que tem uma concorrência média de 2,5 mil concorrentes para 50 vagas. Em seguida, trabalhou na revista MTV, onde voltou a ilustrar. Agora, em 2009, ela tem planos para fazer mestrado em Nova York e se especializar em artes gráficas.

Como começou a se interessar por design e ilustração?

Desenho desde criança, meus pais sempre incentivaram. Com uns 8 anos, fiz um convite pra uma festa em um clube. Na adolescencia, fazia caricaturas dos professores, pra delírio geral dos mais revoltados do colégio..heheheh

Quando e como percebeu que poderia fazer do seu talento uma profissão?

Eu percebi isso quando meus amigos e os amigos deles começaram a pedir pra eu ilustrar isso, fazer uma peça gráfica daquilo…

Fale um pouco da sua trajetória profissional. Desde os seus primeiros empregos, freelances, até o seu atual emprego na Época Negócios.
Em Santa Maria eu já estagiava em agencias de design… Em 2002, fui pra Londres aperfeiçoar meu inglês e acabei conhecendo alguns designers da Espanha e Portugal, com quem fiz alguns projetos. Depois de formada, em São Paulo, fiz estágio na Inc Design, que trabalha muito com design editorial. Foi quando eu me encantei pela coisa…
Em 2005, trabalhei ainda numa agencia, antes de fazer o curso abril em 2006 e ir pra MTV. Foi nessa época que comecei a fazer freelas de ilustração pra revistas como a Capricho. Depois de 1 ano trabalhando lá recebi a proposta da Editora Globo. Para um designer de revistas, começar um projeto do zero é super importante, e fazer uma revista de negócios ficar “descolada”, um desafio.

Evolução. As ilustrações de Sabrina Barrios, feitas com colagens e diversos tipos de materiais, levantam temas impactantes com imagens que intrigam e encatam.

Sobre as suas colagens e ilustrações no flickr, quais são as suas principais inspirações e referências?

Eu procuro estar sempre antenada no que acontece no mundo, quando se trata de arte. Tô sempre buscando referências, sempre atrás do novo, do experimental.
Minhas colagens são super intuitivas… Às vezes eu crio em cima de algum tema, normalmente algum tabu ou qualquer assunto que eu possa contestar. Às vezes crio em cima de nada, deixo fluir… O que eu gosto muito de fazer é trabalhar com o subliminar…a pessoa nunca vê tudo no meu trabalho se não parar um tempo pra observá-lo…
Nisso eu tenho como inspiração o Dali… Além dele, gosto bastante do Andy Warhol, Miró e Picasso.

Como é o seu processo de criação?

Eu desenho num Moleskine que virou meu sketch book preferido. Começo sempre desenhando com caneta de ponta fina. Depois disso, uso canetinha, giz de cera e tinta guache pra colorir. Gosto bastante de experimentar, então uso materiais curiosos pra colorir, pra dar uma textura mais interessante. No moleskine também colo recortes de revistas. Depois disso, escaneio e finalizo no photoshop… Alguns trabalhos são exatamente como os que estão no moleskine, mas outros, totalmente diferentes…

Li no blog “Clube de Idéias” que você já expôs seus trabalhos em Nova Iorque. Quando foi isso?

A exposição foi em novembro do ano passado. Foi o máximo! Hoje tem gente em NY com um trabalho meu na sala de casa…hehehe

Como a internet influencia o seu trabalho?

Com a internet, a pesquisa de referências e a troca de experiências é fácil. Além disso, tu consegues entrar em contato com quem tu mais admiras, por exemplo, porque tá todo mundo conectado.
É por causa da internet, inclusive, que eu pude expor meu trabalho na galeria de NY. O diretor da APW Gallery entrou no meu flickr e me convidou pra particiar de uma exposição em que ele era o curador…

Como mulher, quais foram as suas principais dificuldades no mercado de trabalho?
Eu acho que o ramo da ilustração ainda é tomado por homens. Só que esse é um ramo em que eu tô meio que começando, porque sempre dei muita importância pro design, nunca me dediquei só a ilustrar…
Mas como designer de revistas, sendo aquela que pauta o ilustrador, que dirige ele, posso dizer que sempre chamo pessoas novas pra aparecerem na revista, com trabalhos instigantes. Pra mim – e acredito que pra aqueles de cabeça aberta que trabalham com arte – chamar alguém por causa do sexo, é coisa do passado…
Conheçam mais trabalhos da Sabrina Barrios na sua galeria no flickr: www.flickr.com/photos/descalca
E aguardem! Semana que vem tem mais entrevista com mulheres talentosas!
Ações

Information

One response

25 03 2009
João

Alguém já disse pra ela que ela é realmente boa nisso?
(Entrevistas? Uau!)

Deixe um comentário

